Uma comissão especial da Câmara aprovou hoje (14) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa o restabelecimento da exigência de diploma de nível superior para aqueles que visam a profissão de jornalista. A proposta vai de encontro ao entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, de que a exigência de tal documento, era inconstitucional.
A decisão, ao meu ver, parece acertada, tendo em vista a profileração de "jornalistas" pelo país, principalmente os do espaço cybernético. Não se deve privar a livre profileração de informação pela internet, no entanto, não acredito que se deva atribuir a profissão de jornalistas à pessoas que não possuem a formação ética e acadêmica que um verdadeiro jornalista deve ter. Tendo a decisão do Supremo desprestigiado os verdadeiros jornalistas, não valorizando todos os seus anos de estudo e dedicação.
A PEC agora vai passar pelo Plenário, onde deve conseguir aprovação de no mínimo 308 votos, e logo em seguida, ser remetida ao crivo do Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário