“A maior festa que Mossoró já viu”. A frase entusiasmada da prefeita Fafá Rosado foi pronunciada ontem, durante a divulgação dos preparativos em torno da Festa da Liberdade, realizada no mês de setembro e que tem no "Auto da Liberdade", sua principal atração. "Este ano nós iremos realizar o Auto da Liberdade em toda a sua plenitude", disse Fafá Rosado. Uma das principais novidades é a mudança no formato do espetáculo que deixa de ser encenado ao ar livre e ocorrerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
O evento deste ano contará com o Seminário Novas Liberdades, que será organizado pelas instituições de ensino superior da cidade; shows com artistas nacionais, cujos nomes ainda não foram escolhidos; o espetáculo Auto da Liberdade terá direção de João Marcelino; e o Cortejo da Liberdade, além de eventos paralelos que serão apoiados pela Prefeitura, como as festas magnas das maçonarias 24 de Junho e Jerônimo Rosado, e a Parada Gay, dia 25 de setembro.
Segundo Fafá Rosado, a cidade ainda está em um período de comemorar o sucesso econômico que foi o Mossoró Cidade Junina. "Ano passado nós não tivemos uma grande festa porque estávamos com dificuldades financeiras, e temos que ter austeridade, coragem e discernimento para perceber esses pontos", afirmou.
Segundo ela, os fatos históricos de Mossoró serão narrados no Auto da Liberdade. "Vamos fazer este ano o maior espetáculo da liberdade, a maior festa que Mossoró já viu. Já que estamos vencendo uma crise, queremos uma festa bonita", disse a prefeita.
O espetáculo e o Seminário Novas Liberdades este ano deverão envolver os estudantes das escolas municipais, já que a proposta é que atinja mais de dez mil pessoas. "Vamos até os bairros, às escolas, para que a comunidade participe ativamente, principalmente as crianças, para que no futuro elas possam contar melhor do que nós", continuou.
A prefeita afirmou que o evento está amparado pela equipe econômica do município, que disponibilizou R$ 1.200.000,00 para a festa. Em 2008, última edição do espetáculo, foram disponibilizados R$ 500 mil. Ano passado só foi realizado o cortejo. "Vamos comemorar 98% de aprovação do Mossoró Cidade Junina. Isso aqueceu o comércio, desde o pequeno ao grande comerciante. A rede hoteleira apresentou 100% de ocupação, e queremos continuar nesse ritmo", disse a prefeita.
O secretário de Cidadania, Francisco Carlos, afirmou que a cidade está passando pelo melhor círculo econômico dos últimos 40 anos. "Por isso vamos oferecer o melhor. O projeto já foi entregue à prefeita, com as condições necessárias para a realização do evento", disse Francisco Carlos.
PROGRAMAÇÃO — A gerente de Cultura Clézia Barreto apresentou a programação em quatro momentos: o primeiro, de 13 a 16 de setembro, será o Seminário Novas liberdades; o espetáculo Auto da Liberdade, que será apresentado em 13 dias, de 17 a 29 de setembro; os shows, dias 29 e 30, que serão divididos entre a Estação das Artes Elizeu Ventania e a Praça de Eventos; e o Cortejo da Liberdade pelas ruas no dia 30 de setembro.
O espetáculo da liberdade, segundo Clézia Barreto, terá como elenco os artistas da terra. O tradicional concurso de fotografias do evento ainda está sendo discutido pela equipe organizadora. "Para nós, o objetivo dessa programação é educativo, é contar a história de Mossoró, e esse novo formato no teatro fará com que as pessoas tenham acesso ao local, já que a entrada será totalmente gratuita", disse.
Ainda não foi definido o tema do Seminário Novas Liberdades. "Para isso nós deveremos contar com as empresas parceiras, que são as universidades e faculdades, que decidirão seus representantes também", concluiu Clézia Barreto.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste